A arte de contar histórias sempre foi um recurso estratégico importante para se criar um envolvimento entre público e produto. Muito usada na publicidade infantil, essas narrativas foram criando forma e sendo adaptadas a diferentes modelos de negócios; atualmente nomeadas pelos estudos de marketing como storytelling.

  • Qual a importância da narrativa?

    A narrativa é fundamental para o resultado de um bom audiovisual. Isso porque, ela pode mudar completamente o resultado e o significado de um roteiro.

    Afinal, à medida que o diretor usa técnicas diferentes de fotografia, sonoplastia, montagem e trilha sonora, entre outras, ele muda o sentido. Os elementos que ele coloca na narrativa podem mudar completamente a interpretação do espectador, criando reações totalmente diferentes.

    Desvendar a narrativa audiovisual e usá-la para conseguir o resultado desejado é apaixonante! Quer mergulhar mais fundo nesse tema? Então, que tal começar descobrindo o que é storytelling e como usá-lo?

O que é Storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que significa: a capacidade de contar histórias envolventes.

É um método que utiliza palavras e recursos audiovisuais para contar histórias estruturadas em ordem cronológica, em geral, as histórias apresentam um cenário problemático a ser resolvido por um ‘’herói’’.

A técnica é eficiente pois o cérebro humano possui maior capacidade de reter informações disposta neste modelo narrativo do que, fatos e dados desconectados em um contexto macro.

Estudos do consumo ligados à estudos da ciência, como o neuromarketing, por exemplo, comprovam que um recurso narrativo na publicidade é mais absorvido pelo público do que apenas informações isoladas sobre a marca. Isso ocorre porque, ao se ater a uma história, o cérebro humano libera dopamina, substância que aumenta as chances de retermos por mais tempo essa história no nosso corpo.