Ações Sociais

Ação ou responsabilidade social nada mais é do que fazer a sua parte dentro da sociedade.  Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor.

  • Significado de Filantropia

    O verdadeiro conceito da filantropia costuma ser erroneamente confundido com as ações de marketing envolvendo atitudes de responsabilidade social das empresas.

    O propósito das entidades filantrópicas é colaborar com as causas humanitárias e ecológicas, mas sem esperar qualquer tipo de recompensa por suas ações. No entanto, algumas empresas buscam investir em práticas filantrópicas, mas fazem isso como parte de uma estratégia de marketing.

    Essas ações filantrópicas são apresentadas na mídia e, indiretamente, as empresas aguardam por alguma resposta positiva da marca perante o público consumidor.

    Filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. Doações de roupas, comida, dinheiro e demais ações de caridade são alguns exemplos.

    A palavra filantropia se originou a partir do termo grego philanthropia, que pode ser traduzido como "amor ao homem" ou "amor à humanidade".

 

Ação Social para Max Weber

Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais.

Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade. Foi assim que ele sistematizou, classificando as diferentes formas de ação social.